12 de abril de 2009

O tipo de quem Obama gosta

Lula da Silva. That's my man, I love this guy, disse o recém eleito presidente norte-americano, na abertura da cimeira do G20, em Londres. Falava do homem, político, sindicalista, força de poder, ex-torneiro mecânico que detém, actualmente, 80 por cento de popularidade no seu país, o grande Brasil com mais de 190 milhões de habitantes. Leio sobre Lula da Silva hoje na Pública e não consigo não ficar impressionada. Lula tem uma história pesada. Viveu com a mãe e os sete irmãos nas traseiras de um bar e aos 12 anos vendia bugigangas na rua. Foi operário. Tem a escola primária. Candidatou-se quatro vezes à presidência do Brasil. Perdeu das três primeiras.
Ganhou a cadeira do poder em 2002 e o povo viu nele um vento de renovação. Dizem que é profundamente inteligente. E que tem sentido de humor. A combinação perfeita, portanto. Leio, às gargalhadas, a história da "boca" de Fernando Henrique Cardoso, antecessor de Lula na presidência, antigo professor na Sorbonne, sobre políticos e canudos. Fernando Henrique Cardoso terá desdenhado e criticado os políticos incultos, que mal sabem falar português. Lula conhece mal os bancos da escola, toda a gente sabe. Um dia depois de ter ouvido o recadinho de Fernando Henrique Cardoso foi a uma escola pobre do Rio de Janeiro, pegou numa criança, esperou que as câmaras de televisão se voltassem para ele e disse, num sotaque nordestino: Estuda, meu filho, estuda, caso contrário você ainda vira presidente como eu.

Este homem, antigo operário e líder comunista, promotor de programas de combate à pobreza com nomes como Fome Zero, Bola Escola e Cesta Básica, que abraça Chávez e Obama, mas (digo eu) nada tem a ver com Chávez, vai agora emprestar dinheiro ao FMI.
Este homem, que já viveu nas traseiras de um bar, já disse que o petróleo que o Brasil agora descobriu não vai servir para queimar em combustíveis que só poluem, mas sim para tirar o povo da fome.
Este homem, que já liderou movimentos fervorosos anti-EUA, já bebe coca-cola.
Este homem, que não poderá recandidatar-se a um terceiro mandato, não vai alterar a constituição brasileira para permanecer no poder.

Lula da Silva. O homem de Obama.

Sem comentários: